domingo, 29 de agosto de 2010

O BEM AMADO

Lula, o bem amado, enebriado pela babação de norte a sul do país, odeia oposição. Se pudesse prendia e arrebentava como dizia o velho general Figueredo. Aqui em Pernambuco, conclamou o povão da praça do marco zero – projeto de Marco Maciel – a não votar nos senadores da oposição, Maciel e Jungman. Segundo ele, Maciel é senador, ou alguma coisa desde o império, ou seja um velho. Jungman foi , segundo ele, um menino que brincou de fazer reforma agrária. Disse tudo isso com sua arrogância de sempre, e jocosamente, como um bêbado chato. Como todo mundo sabe, Maciel é uma das maiores reservas morais deste país. Passaram a vida chamando-o de tudo, e nunca encontraram deslizes éticos na sua carreira política. Mesmo participando da ditadura, foi responsável pela soltura de muitos presos políticos, sobretudo por suas estreitas ligações com a igreja católica. Conspirou, digamos assim, com Geisel, pela retomada do processo de redemocratização do país, participando depois da dissidência que iria eleger Tancredo, na transição democrática. Jungman conheço-o de vista desde a resistência à ditadura, junto com Marcos Freire e Jarbas, dentre muitos. De camisa de malha, erguendo uma bandeira do velho MDB, então símbolo da unidade contra a ditadura. No ministério da reforma agrária, fez um excelente trabalho, pacificando o campo, e fez mais assentamentos do que o governo Lula, o da mentira. Quem não respeita as oposições são os tiranetes ou os candidatos a ditadores de plantão.

DILMA A BOAZINHA

Li estarrecido nos jornais, que Dilma, com certeza de sua vitória, quer estender a mão a Serra. Chamando-o para participar do seu futuro governo, Em outras palavras dando-lhe um empreguinho. Será que só se pode colaborar com o país participando do governo? Que visão totalitária é essa? Fora da esfera do governo são todos uns parasitas ou antinacionais? A oposição deve ser dissolvida? Ninguém pode discordar do sapo barbudo?

EDUARDO CAMPOS

Já estão dizendo que Eduardo vai se tornar um, novo ACM no estado, dado seu poder como agente modernizador da economia pernambucana. Ridículo. Pernambuco não é a Bahia, um estado de grotões. E quem lançou as bases da modernização do estado foi Marco Maciel e sua turma. Que idealizaram e iniciaram a construção de Suape, mesmo com muitas críticas da esquerda. O único governador nos últimos trinta anos que não colocou um centavo na obra foi o finado Miguuel Arraes. Isto é história. Agora falar em Suape é chic, e todo mundo quer afagar a criança. E quem estruturou e arrumou financeiramente o estado, tornando-o mais atrativo para investimentos foi Jarbas. E isto também é história. O resto é farofa. Lula, o mentiroso, quando fala em Suape enche a boca. E disse que Maciel nunca fez nada pelo estado. Quá, quá , quá.

MARCO MACIEL

Uma ocasião estava tomando umas caninhas no restaurante e bar de Zé de Sinhozinho, no Araçá, vila de Caetés, quando um amigo, petista de carteirinha, disse que Maciel nunca fez nada pelo estado. Rápido no gatilho, meu irmão Ricardo logo apontou para a estrada que leva a Arcoverde. Foi Maciel quem fez. O sujeito calou logo o bico e passamos a falar de futebol.

CHAPA FEMININA

Nada a ver com Dilma. Por que não articular para Garanhuns uma chapa feminina para prefeito e vice? Seria um projeto para alavancar a economia e a vocação educacional , já tradicional na cidade. Por que não Aurora e Eliane Simões? São duas administradoras competentes, ambas políticas com certeza. E a simpatia tomava conta da cidade. Seria governo para desesseis anos. Não voto na cidade, mas minha chapa está lançada. E não perde para ninguém. Vocês duvidam?

AMARO FREITAS

Concordo com meu consultor futebolístico Amaro Rodrigues de Freitas, que, se juntarmos os três grandes times pernambucanos, não dá um. Não vamos passar da segundona, e só por milagre o velho santa se livra do inferno da quarta divisão. Porém, quanto mais apanhado, mais preto e encarnado. Fazer o quê? Segundo o velho Rodrigues, ex jogador e boleiro dos velhos tempos, tricolor de coração ,faz muito tempo que assistiu a uma partida de futebol, porque não está disposto e ver pernas de pau. Gente qua mata com a canela, segundo o negão. Ninguém conhece como ele o futebol pernanbucano de cinquenta anos para cá. Ele diz que só tem sessenta. Mas que ele á gato, isto todo mundo sabe, Quem sabe o velho Rodrigues não seja setentão? O que é isso meu compadre...

Um comentário:

  1. A melhor definição para Marco Maciel é anacrônico, antigo, representante de uma época que ficou para trás. Um vice-presidente inútil para Pernambuco, um senador mais preocupado com os conchavos políticos. Um político competente para a política pequena e elitista do Brasil do passado. Seu tempo passou, adeus maciel...

    ResponderExcluir

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...