domingo, 9 de janeiro de 2011

Americanos e Armas.


O povo americano ( ou estadunidense, como preferem os petistas e até o MEC, que já pôs nos livros) têm adoração por armas de fogo. É um fato. Até garantido pela constituição deles.
Agora associar crimes de psicopatia, neurose, com a facilidade ou posse delas é tarefa de incautos, de quem tem pavor de livros e de bibliotecas( a wikipedia já serve).
Desde ontem, quando um rapaz armado atirou em 18 pessoas, ferindo gravemente uma deputada do Arizona, muito se ler sobre a facilidade de se possuir armas nos EUA e que esse fator é a causa da loucura individual, ora vejam.
Como tenho o bom hábito de conversar mostrando dados e números, fui buscar alguns, vejamos:
No site da ONU, seção de homicídos pelo mundo afora, está a taxa de pessoas assassinadas em cada país, incluindo aí todas as armas, até a repulsa causada pelo PT, hehe.
Lá diz que no Brasil, no ano de 2009, foram assassinadas 20,1 pessoas por 100 mil habitantes (uma carnificina só, algo inacreditável pra um país que não está em guerra declarada. E notem que é quase impossível se comprar uma arma de fogo legalmente. Pedem até seu tipo sanguíneo e o tamanho do seu...pé, hehe.
Já na América, com toda sua facilidade em se obter armas legais( pode-se ter um míssil em casa desde que vc responda por ele), com exceção do estado de Washington ( não a capital)onde tentou-se proibir, mas a Suprema Corte julgou insconstitucional, voltando assim a regra antiga, a taxa de homicídios é de 5, 2 pessoas por 100 mil habitantes ( pasmaram, né?).
Daí percebe-se que o risco não está nas armas, está nas pessoas, na delinquência, na impunidade, que é um mal maior. Apesar de tanta campanha para recolhimento, as estatísticas no Brasil não animam muito. Com exceção de São Paulo, que derrubou sua taxa para 9,8 por 100 mil habitantes ( a menor do Brasil), seguido pelo Tocantins, também com baixa taxa, o que se ver é o aumento dos homicídios em Alagoas, Maranhão e Bahia.
O que impede um jovem brasileiro de comprar uma arma ilegal e sair matando pessoas indiscriminadamente? Basta ter a ideia e o dinheiro, o resto é com ele, encontra em qualquer esquina de São Paulo, Garanhuns ou Recife. Não é a liberdade de armas que alimenta a violência, mas um conjunto de fatores bem além do simples senso comum. Quem quer matar, infelizmente mata até de tapas, não há jeito. A arma de fogo é apenas um instrumento entre tantos outros.
Pensar não custa nada. Os dados só ajudam. É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...