quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CORRUPÇÃO






Talvez nunca, em toda a história do país, a falsa malandragem do jeitinho brasileiro foi usada ideologicamente, digamos assim, para justificar governos, ou atitudes marcadamente corruptas. É a sobreposição das relações sentimentais, privadas, em detrimento das regras constitucionais. Dá-se um jeitinho com um amigo pra tudo, ao arrepio da lei, ou para burlá-la. Sérgio Buarque de Hoillanda estava mais do que correto em seu clássico “Raízes do Brasil”, que nunca esteve tão atual. A tolerância com as pequenas corrupções do dia a dia, faz com que toda, ou quase toda corrupção, esteja, assim, na alma do povo. Se existiu corrupção do mensalão no governo Lula, só para ficarmos neste exemplo, ele fez o que todo mundo faz, o que ele próprio admitiu. Usou caixa dois, que é crime, mas, se todo mundo rouba, pelo menos ele roubou um pouquinho, e se fez muito pelos pobres não tem problema tirar um tiquinho, nem que seja para ajudar a família. Afinal, operário é coisa de um passado longínquo, embora sirva muito para enfeitar os discursos políticos, não? Como dizia Voltaire, se não me engano, o que importa não é a quantidade, das leis. O que importa é a qualidade, ou seja, se elas mesmo são ou não cumpridas.


CORRUPÇÃO ELEITORAL


Um dos mais graves problemas do nosso sistema político é a corrupção eleitoral. Para que exista corrupção, óbvio que tem que ter o agente corruptor e a vítima. Ademais, corrupção é uma relação, e só funciona com o conluio das pessoas. Neste sentido, é bom esclarecer, que o povo, também é corrupto. Já que raramente corrupto vai preso, a lógica do povão é participar também, ou seja, tirar sua casquinha. Seja dos políticos, seja através do bolsa família. É a velha história, eles também querem comer um pouquinho. E de preferência, sem trabalhar. Só que, o que melhorou realmente a vida do pobre, possibilitando a mobilização social, tão decantada pelos petistas, foi, antes de mais nada, a estabilização da moeda com o fim da inflação. E a corrupção, antes denunciada tão veementemente pelos lulistas, há muito deixou de ser bandeira política do petismo. Mas é preciso retomar a questão. Não é possível um deputado federal custar ao contribuinte cerca de duzentos e conquenta mil contos por mês. E um estadual coisa semelhante. É preciso uma grande reforma política e eleitoral no país. Para ontem. Se não, continuam roubando os estados e as prefeituras sob pretexto de financiar eleições. Quais as propostas?


ALGUMAS PROPOSTAS NO AR


Muitos defendem a adoção do sistema distrital puro como é na Inglaterra. Ou o misto, tal qual a Alemanha. Porém em ambos os países, vigora o sistema parlmentarista. O distrital puro, divide-se o estado em distritos, e as disputas eleitorais são feitas por distrito. O candidato não precisa viajar o estado todo pedindo votos, com todos disputabdo contra todos, como é no nosso sistema proporcional. Já o misto, considerado mais complicado para o eleitor, vota-se metade por distritos, e metade pelo sistema proporcional. Há quem proponha o distritão. Cada estado da federação se transformaria num grande distrito. Os mais votados seriam eleitos, e pronto. Bem vamos ver onde vai dar. É preciso discussão, para o bem da democracia e da luta contra a corrupção.


CORRUPÇÃO EM CAETÉS


A prefeitura da cidade está impregnada de corrupção. Aliás, quanto surrupiaram da mesma para patrocinar campanha para deputado, sobretudo para comprar votos na vizinha cidade de Garanhuns? Por que falta detergente para lavar o mercado de carne e o hospital, este sem médicos, da cidade? Aonde anda o prefeito, sem dar expedientes? Quantas casas foram construídas ou mesmo compradas e reformadas para a família do prefeito e aliados políticos nos últimos vinte anos? E em outras cidades, como o Recife? E isto talvez seja apenas a ponta do iceberg. Todos na cidade sabem disso. Até as pedras do calçamento. Que tal contarmos as casas? Seria um bom desafio para os leitores, além de um bom exercício de cidadania. É ou não é rapaziada?

12 comentários:

  1. Já que você não me deu resposta sobre o enriquecimento da família SAMPAIO,imagino e creio que você não achou indício de corrupção para difamar e atacar a honra de pessoas humildes e que a décadas trabalham em prol do cidadão caeteense.
    Todos os irmãos de Zé da luz são honrados e trabalhadores e creio que nenhum senta a bunda defronte o PC para tentar desmoralizar quem quer que seja.
    Depois de vinte anos de poder é contado quem tem carro(algo comum no governo LULA)e nenhum tem moradia de marajá é ou não é.
    Já você se tivesse sido um bom negociante e empreendedor estaria rico pois seu pai deixou de herança vastas terras foi ou não foi.
    Em qualquer rincão desse país uma família com mais de vinte anos de poder seria milionários,mais contudo todavia Zé da luz mostra-se um homem probo e digno.
    Quando for destilar suas mentiras olhe para seu rabo pois o mesmo evidentemente sempre foi preso.
    Agora analisando seu texto sobre corrupção eu concordo que devamos ter um debate sério nesse país e tentar convencer a sociedade que nosso"JEITINHO" e malandragem durante séculos nos levou e nos levará a ser uma nação pobre e irresponsável.Acorda BRASIL!
    Einstein,recife/PE

    ResponderExcluir
  2. e a casa na praia de nenén, e as fortunas de sampainhu quem ajudou construir? todos são ricos, com mansao.


    João- bela vista

    ResponderExcluir
  3. Mais olha quem fala.Falar que a família Sampaio trabalha é piada ou não é? É, são e sempre serão preguiçosos, mais parecem filhotes de pardais,esperando a papa chegar.Falar que Zé da Luz é honesto é desastroso e mentiroso pois desde o ano de 1993 que vive nas têtas da Prefeitura,desviando recursos a seu bel prazer,recursos estes que são e foram destinados ao município para serem aplicados na Educação e saúde, mais são desviados,pois o tal,é obsecado pelo poder e gasta o dinheiro de Caetés em outros municípios comprando votos, fazendo apologia a violência em toda região sustentanto quadrilhas e vagabundos.Esse tal de Eintein que defende tanto,este coronel moderno,retrogado,arcaico,desonesto,ladrão,falsificador,corruptor,no mínimo deve ter algum salário, e se for o filho ou mulher DEUS ME LIVRE... só digo uma coisa: UM DIA A CASA CAI...

    ResponderExcluir
  4. Chico Serra(o TABACUDO)e João (o ENERGÚMENO).
    Dois idiotas de primeira classe.
    Dois imbecis no sentido amplo da palavra.
    Dois covardes e mentirosos.
    Dois invejosos e pedintes.
    dá pena lê vossos comentários com o mesmo lenga-lenga de sempre.
    E agora colocaram ou tentam colocar o nome de NENÉM na lama.Vocês não conseguirão seus imbecis.Se vocês trabalhassem um quarto do que esse homem honrado trabalha seriam gente nessa vida.
    Respeitem o cidadão de bem e não venham com mentiras e difamações e aviso:A CASA PODE CAIR PARA VOCÊS!
    Não venho nesse blog atacar nem tampouco denegrir a imagem de ninguém.Precisam respeitar mais e não misturar reveses políticos em ódio e ilações.
    PARA TERMINAR ESSES DOIS BOBALHÕES E INFELIZES DEVERIAM IR A UMA PROCURADORIA E RELATAR ESSES FATOS,COMO É MENTIRA DEVERIAM FECHAR O...
    Einstein,recife/PE

    ResponderExcluir
  5. Calma Eintein.TOME REMÉDIO... aqui só sai a verdade ta? Nervosinho KKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. soubi no outro blog que esse esntein é o filho de zé da cruz...e quinha é chefe da malamdrage também..

    joão bela vista

    ResponderExcluir
  7. QUANDO SE É OPOSIÇÃO DEVE SER HONRRADO, O LAMENTAVEL É QUE GRANDE PARTE DESSES QUE CRITICAM PARTICIPARAM DE ALGUM GOVERNO NOS MANDATOS DE ZÉ DA lUZ, AGORA PERDERAM A BOQUINHA ESTÃO AQUI QUERENDO POUSAR DE FISCAIS DO POVO DE CAETÉS. PENA QUE ESSES SALVADORES DA PATRIA SÓ APARECEM QUANDO ESTÃO NA MERDA. ATÉ ONTEM ALGUNS BABAVA TANTO QUE DAVA NOJO, AGORA O QUE ERA BOM, FICOU RUIM PORQUE? "DEDÉ"

    ResponderExcluir
  8. NA ÉPOCA EM QUE ERAMOS OPOSIÇÃO, MAIS PRECISAMENTE NA DECADA DE OITENTA, OPOSIÇÃO DE CAETÉS TINHA HONRA, LEMBRO QUE A OPSIÇÃO LIDERADA PELO UZIEL MUNIZ. Ñ VIVIA COM ESSA BAIXARIA NÃO, EU PARTICIPEI NAQUELE PERIODO E NÓS ERAMOS MUITO MAIS ORGANIZADOS, PENA QUE NÃO PODIA CONTAR COM A JUSTIÇA DA ÉPOCA, PORQUE O PESSOAL DO TRIBUNAL DE CONTAS ALMOÇAVA NA CASA DO PREFEITO E AINDA GANHAVA PRESENTINHOS. OUTRO PONTO POSITIVO DA NOSSA OPOSIÇÃO ERA QUE SABIAMOS PERDER MESMO SENDO ROUBADOS EM ALGUMAS ELEIÇÕES, MESMO ASSIM NÃO FICAVAMOS ESPERANDO A BOMBQA ESTORAR FALANDO NISSO KD ESSA BOMBA QUE NUNCA FOI DETONADO AINDA EXISTE ONDE ESTAR? "DEDÉ"

    ResponderExcluir
  9. Se esse tal de dedé fosse oposição mesmo, claro, continuaria, isso porque este pobre comentário, sem fundamento e pobre é típico de gente sem informação ou mesmo formação pelo jeito é daqueles que só é oposição até o dia que não é beneficiado, foi beneficiado então... deve ser tipo... salário de R$ l50,00, ou mesmo um vale de combustível, como tu fala de oposição. Oposição é pra quem pode ta? não te mete pobre coitado. FICA NESSA QUADRILHA. SÓ DIGO UMA COISA UM DIA A CASA CAI...

    ResponderExcluir
  10. A sugestão é ótima, que tal contarmos as casas da maravilhosa família Sampaio, ou melhor, vamos ver quantas casas o maravilhoso Zé da Luz, prefeito muito trabalhador, que deu expediente todos os dias na prefeitura durante seus três mandatos, possui em Caetés?

    Rapaz essa pergunta é tão difícil de responder, moro em Caetés a anos e nunca vi nenhuma. A mas o atual prefeito tem outra cara: Aécio; este sim morou muito tempo em Caetés, morou... procure ele agora!!! Parece que prefeito de Caetés não pode morar na cidade não é...e ainda dizem que este povo trabalha muito.


    Meu caro Einstein, seu chará foi um grande gênio, pena que você não segue o exemplo, todos temos pontos de vista diferentes, isso é normal, mas dai a falar em debate sobre corrupção e defender a família Sampaio é muito contraditório; como cidadã caeteense, sei admitir que nem tudo são espinhos em Caetés, mas também sei que não vivemos num jardim florido, e a verdade tem que ser dita!



    Francielly Falcão

    ResponderExcluir
  11. vao proceur o que fazer, ficao falando das pessos sem prova mundiça.TOME REMEDIO BICUDO AMIGO.

    ResponderExcluir
  12. Minha cara, ou meu caro ... daqui a algum tempo, garanto a vocês Bacurais amigos, que voces sim estarão tomando remédio, podem ter certeza disso.

    ResponderExcluir

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...