sexta-feira, 2 de setembro de 2011

JOGO DE POLÍTICOS



Fernando Henrique, muito sabidamente, estimula as oposições a apoiarem Dilma no combate à corrupção. Ademais, quem, sobretudo na oposição, é a favor da corrupção? O PT, esbravejava contra a dita cuja, quando na oposição. Não fazia alianças com ninguém que considerava corrupto. De Sarney a Jáder Barbalho. De Collor a Renan Calheiros. Era os tempos em que o PT acusava gente como Brizola e Arraes de sujarem suas biografias aliando-se com a direita. Ou setores dela. Depois do mensalão Lula admitiu que fez o que todo mundo faz, e esqueceu seu discurso de ética e não só abraçou, como também se aliou com toda esta gente que criticou no passado. Governou com todos eles, e montou o ministério da sua sucessora com boa parte dessa turma. Até parece que Dilma não sabia. Agora dá um chega pra lá em parte de sua suposta base aliada. Vai continuar? Vai parar por aí, para  deixar de contrariar o ex presidente que quer voltar? E se na época das eleições sua popularidade ultrapassar, ou pelo menos empatar com seu criador? Se recandidatará? O certo é que toda a sociedade civil deve dar um basta à corrupção. Ninguém aguenta mais. Se for feita a faxina completa em toda a nação, quem sobrará? É preciso urgentemente mudar radicalmente o modo de se fazer política neste país. Alguém é contra?   É preciso também que no bojo dos movimentos civis serem forjados novas lideranças autenticamente populares.

CORRUPÇÃO ENDÊMICA

Em Caetés, a corrupção tornou-se endêmica. Rouba-se em todos os setores. Funcionários da prefeitura, que ganham um pouco mais de um salário mínimo, desfilam em automóveis novinhos em folha, e aumentam significativa e continuamente seus patrimônios. Todo mundo sabe, todo mundo fala, só a justiça e o ministério público nada fazem. A única esperança é no voto. Não é possível que as coisas continuem como estão. É uma verdadeira e macabra farra com o dinheiro público. Por essas e outras, falta merenda, médicos e remédios, e a educação está em petição de miséria, como diria minha avó a saudosa Georgina Brasil, vovó Zina. Até muitos aliados do prefeito estão horrorizados. Enquanto isso, a prefeitura vai de novo financiar a campanha do chefe político do clã dominante a prefeito de Garanhuns. De dois em dois anos uma campanha política. No caso da eleição para prefeito, duas, uma em Caetés, outra em Garanhuns. Se não for a prefeitura, quem financia esta farra eleitoral? Com a palavra, o cacique dominante. Mas nisso ele não fala. Mas não tem nada não, a gente fala. Só não ouve quem é surdo, mas também imbecil, ou mesmo quem não quer. Quem se atreve a me chamar de mentiroso? 

Um comentário:

  1. Essa praga já contaminou a cidade tão de um jeito, que toda essa verdade além de ser sabida está se tornando cada vez mais comum. Enquanto isso as pessoas se acostumam e vão se acomodando, chegam até a enaltecer o soberano caeteense em troca de pequenos favores, enquanto a corte vai moldando seu reino, e nesse ritmo, em alguns anos abandonaram a prefeitura e construirão um castelo, lá no Morumbi(talvez dois, um outro em Recife).

    Caetés nada mais é do que um reflexo do país, essa é a verdade, poderia ser escolhida como sendo a cidade mais verdadeiramente brasileira, um modelo perfeito de corrupção.

    ResponderExcluir

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...