segunda-feira, 5 de março de 2012

CUSTO BRASIL


Em economia, não existe almoço grátis, já dizia, se não me engano, Milton Friedman, um dos papas do liberalismo,  mentor das reformas liberais autoritárias, chinesa e chilena. Uma sob a ditadura de Pinochet, outra com a ditadura comunista radicalmente reformada por Deng Chiao Ping, depois da morte de Mao Tsé Tung. No Brasil, o estado é o grande empecilho para o desenvolvimento capitalista. Como tem muito estado, tem muita burocracia, e claro, sua irmã siamesa, a corrupção. Se fosse possível o estado cobraria o ar que seus cidadãos respiram. Por essas e outras, o grande sonho da juventude é ser barnabé. Seja federal, estadual ou municipal. Por essas e outras temos uma grande economia informal, a chamada economia subterrânea. Onde, ao contrário, não tem estado nenhum, ou quase nenhum, e ninguém paga impostos. A não ser os indiretos.
BUROCRACIA
Por ter que pagar muita burocracia e corrupção, muitas empresas e investimentos fogem dessas plagas. Meu irmão, deficiente físico, está há seis meses tentando vencer as barreiras burocráticas para comprar um carro automático, com isenção se impostos. O “papé” passou setenta dias na receita federal para receber um carimbo. Agora foi dada a entrada na receita estadual, que logo pediu um atestado de residência. Na receita federal pediram  mesmo. Depois, finalmente a autorização, mas não se sabe ao certo quanto o carro vai demorar, pois fica dependendo da agência revendedora. Dizem que se for da Fiat sai mais ligeiro. Vamos ver.


COMPETIÇÃO
Como competir no exterior com este estado de coisas? Para tornar o país realmente competitivo seria preciso urgentes reformas institucionais que o país que pensa está careca de saber. Reformas , fiscal, tributária, trabalhista, educacional, do estado , todas postergadas pelos governos petistas. Por essas e outras o Brasil está se  desindustrializando, segundo pesquisas recentes. O que salva o país são os setores agrários e de exportações de minérios, as chamadas comodittes.
PRIVATIZAÇÕES
É preciso privatizar mais. Vender o resto das estatais, e democratizar o serviço público. Acabar de vez com cargos de confiança, ou quaisquer coisas do gênero, profissionalizando o serviço público, com o mais completo controle dos cidadãos, que são os consumidores. O resto é farofa. Só que essa gente que está no poder não privatiza por ideologia. Só privatiza quando não pode mais fazer mesmo, por incompetência e falta de tempo, como é o caso dos aeroportos.
PREVIDÊNCIA DO SETOR PÚBLICO
Foi bom o governo estabelecer normas para as aposentadorias no setor público, criando uma previdência paralela para o setor. Na oposição os petistas eram contra, e a favor dos privilégios. No poder, levaram dez anos para rever a posição. Antes tarde do que nunca. Mas a inteligência deus limitou. Porém, a burrice...
CAPITALISMO
Para uma maior participação nos mercados globais, o Brasil deve investir muito e bem na educação. Na educação a burocracia também impera. Na lógica do sistema, querem transformar o professor em burocrata. É preciso urgentemente formar melhor nossos professores, desideologizando o setor, digamos assim. Chega de boicotar Gilberto Freyre porque ele era politicamente um conservador. Aliás, a grande maioria dos nossos professores nunca leram sua obra, muitos nem sabem do que se trata. Uma vergonha. Nas universidades ele é simplesmente ignorado, mesmo porque, poucos o leram de verdade. Tem um professor amigo meu lá da federal que afirma que sua obra serve para perpetuar a dominação da oligarquia canavieira na região. Ridículo, não? Aliás, Darcy Ribeiro, politicamente da esquerda populista, era um grande admirador dele e de sua obra. O danado não é ser conservador ou progressista ou coisa que o valha . É ser burro, e amar a burrice e a ignorância.
DISCIPLINA
Deve ser devidamente restaurada. É preciso urgentemente acabar com o populismo nas escolas. Impor a disciplina e a ordem, sem a qual nada se consegue. Aluno ruim e bagunceiro deve ser reprimido, desde a família. Os marginais, no reformatório ou na cadeia. Aliás, sou completamente favorável a diminuição da maioridade penal. Para mim doze anos já está de bom tamanho. Se com doze anos os jovens já sabem muito bem fazer filhos, por que não sabem distinguir o bem do mal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...