segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Entrevista com o prefeito de Caetés.



Buscando informações sobre Caetés, minha terra, cuja maior fonte que tenho é o blog do prof. Faé, encontrei algo novo. Há na web um blog chamado Pelas ruas de Caetés, pertencente a Luisa Frazão. O blog tem uma única postagem e é justamente uma entrevista com o prefeito Aércio Noronha, de julho deste ano. Trouxe o texto na íntegra. Comento lá embaixo:



Entrevistamos o Sr. Aércio, atual prefeito de Caetés. Por 3 vezes foi eleito vereador de Caetés, estando sempre entre os mais votados. Assumiu a prefeitura em 2009, depois de uma eleição suplementar, já que Sampainho, candidato eleito em 2008, teve sua eleição anulada.


BLOG: Na eleição de 2009, a diferença de votos foi de pouco mais de 500 votos, apresentando uma diferença considerável da eleição disputada por Sampainho, como você avalia isso?
AÉRCIO:  Na época, a oposição ficou com a prefeitura e a câmara, as pessoas ficaram chateadas quando Sampainho não assumiu. Além de Armando Duarte (Presidente da câmara, na época) ter feito várias promessas, mudou muitas coisas sabendo que não poderia continuar, se eleito, iludindo os eleitores. Esses fatores foram os que mais influenciaram na votação.


BLOG: Qual a principal experiência em administrar Caetés?

AÉRCIO: É muito difícil, nosso povo não tem emprego, precisa de ajuda. A população é muito carente, mais de 70% do nosso povo mora na zona rural, onde sufoca os poderes. A principal sobrevivência da população é a agricultura familiar, onde são poucas terras e pouca chuva. 

BLOG: Avalie o seu governo.
AÉRCIO: Tenho convicção que foi um bom governo. Tivemos problemas na saúde, mas o governo federal teve sua parcela de culpa, quando Dilma colocou uma medida onde o médico não poderia ter mais de 2 contratos, quando isso aconteceu nós tínhamos 36 médicos e perdemos a grande maioria. Foi feito muito calçamento, uma agência do INSS, um Fórum de grande porte, uma agência do Banco do Brasil (será instalada até o final do ano), tivemos parceria com o governo Estadual para melhoria das estradas.
BLOG:  Qual o futuro político do prefeito?
AÉRCIO: Por enquanto fico apenas ajudando Sampainho, naquilo que ele achar viável. Estou muito bem comigo mesmo, fui correto e cumpri com o acordo. Dinheiro e poder não é tudo na vida, dou valor a outras coisas, como amizade e acho que um homem ter que ter caráter e palavra, o poder passa e as amizades continuam. Vou esperar os 4 anos e, sem dúvida nenhuma, voltarei!

Por diversas vezes o prefeito se referiu ao seu amor e carinho pelo povo de Caetés, afirmando que deve muito ao povo desta cidade, também diz não ter mágoas de ninguém, nem daqueles que o criticaram. Ainda pede desculpas pelos erros que cometeu e avisa que voltará nas próximas eleições!
   

Voltei!

Já pensaram se todo prefeito tentar justificar sua incompetência culpando a Dilma Ducheff? Atualmente o Brasil possui uns 5565 municípios, então... haja esculacho, D.Dilma

A entrevista é bem curta. Nela não são abordados temas como perseguição política e ideológica, caminhões paus de arara, corrupção, clientelismo, nepotismo, laranjismo, bananismo, compras de votos e de consciências por 150 reais, fuga dos governantes para uma vida nababesca e longe dos plebeus na capital do estado, etc

A parte risível fica por conta das obras citadas pelo prefeito para melhoria de vida do povo: um fórum, uma agência de banco, outra do INSS... terá sido a prefeitura a responsável por estas obras? Quando diz não sentir mágoas, nem daqueles que o criticam, eu pergunto:poderia ser diferente? Vossa excelência não é homem público? Como poderia ficar magoado com críticas dos cidadãos que pagam o seu salário? Agora e quanto ao povo, este terá alguma mágoa da ''administração''? Por que não se pergunta isso pelas ruas? 

Na parte ''Por enquanto fico apenas ajudando Sampainho, naquilo que ele achar viável. Estou muito bem comigo mesmo, fui correto e cumpri com o acordo...'', penso que é uma declaração daquilo que sempre se soube em Caetés: há uma mão que balança o berço.

Para verem o blog da Luisa, cliquem no nome dela.

Na foto, Aércio Noronha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...