quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CAETÉS: O POVO CORROMPIDO


Já sabia da corrupção em Caetés. Funcionários ganhando salários e sendo obrigados a repartir com outros, sem nenhum critério. Outros recebendo sem trabalhar. Alguns recebiam até mais de três mil reais. Era a elite do mensalão municipal, digamos assim. A maioria ganhava merrecas, variando de cento e cinquenta, até mil reais. Um aluno meu me confessou que votou no candidato encarnado porque ganhava duzentos reais por mês. Estes não trabalhavam. Os que trabalhavam também ganhavam salários que obrigavam a dividir com alguém. Geralmente com alguns funcionários mais graduados e que operavam o, digamos, sistema de corrupção em larga escala, embora num município tão pequeno. Quantos foram envolvidos no esquema? Só Deus sabe. Porém, ao que parece, estavam massificando a corrupção, pois cada vez mais pessoas abocanhavam algo da prefeitura. E eram obrigados a participarem das eleições como “militantes”. Apesar de saber das falcatruas, nunca tivemos a dimensão do problema. Como a justiça deixou a situação chegar a este absurdo?  Ademais, nos municípios de baixa cidadania, sobretudo pela miséria da população, a justiça deveria ser   , digamos, o ponto de partida da cidadania. A guardiã da constituição e do estado democrático de direito. Mas não. As falcatruas mil são operadas abertamente, com a complacência da justiça. UM ABSURDO!

CONSTRUÇÃO APRESSADA

Estão fazendo uma obra em Caetés, ao que parece um parque ao lado da casa de eventos. Parece que desviaram a verba.  Agora estão tendo que entregar a obra, a por isso trabalham dia e noite. Será que vai dar tempo? A corrupção é endêmica. É preciso uma auditoria URGENTE. A cidade está inteiramente entregue às baratas. Teme-se agora pelo saque puro e simples do patrimônio da prefeitura.

CIDADE PARALISADA

O transporte dos estudantes não funciona mais. Os funcionários, mesmo os contratados, temem não receber no mês que vem. Os motoristas dos paus de arara que “carregam” os alunos, também. Muitos donos de estabelecimentos comerciais estão sem receber. Compraram milhões de reais de feiras, e materiais de construção para comprar votos. Muitos faziam feira na conta da prefeitura há anos. Também tinha muita gente que tinha carro e não sabia há muito tempo o preço da gasolina. Já flagrei diversos vagabundos botando gasolina no posto de Capoeiras, onde a prefeitura tinha conta. Tudo era feito abertamente, como se fosse absolutamente normal. Realmente, banalizaram a corrupção. Este era o “estilo” deste grupo de “governar”.

CONTAS REJEITADAS

As contas do candidato derrotado nas eleições de Caetés, relativas ao ano de 1998, foram rejeitadas pelo tribunal de contas do estado. Aliás, todas as contas deste grupo também foram. Quando eu afirmava que a corrupção em Caetés era proporcionalmente uma das maiores do país, não estava brincando. Todavia, a coisa era bem pior do que esperava. E olha que deve ter muito mais coisa feia por aí. Vamos esperar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...