segunda-feira, 8 de outubro de 2012

POLÍTICA : CAETÉS E GARANHUNS

Nunca, ao que sabemos, a política de Garanhuns foi tão vinculada a de Caetés. O senhor José Luiz Sampaio, pretenso oligarca permanente de Caetés, quis entrar na política regional. Primeiro como candidato a deputado, depois como candidato a prefeito de Garanhuns. A base política dele sempre foi o que chamamos de lumpesinato, (os pobres e miseráveis, que vivem a nível de subsistência) e em Caetés, as parcelas mais miseráveis da população do campo. Ele trouxe sua política clientelista de Caetés para a periferia de |Garanhuns, também miserável. Perdeu para a classe média, pois , sendo esta mais esclarecida e majoritária, e sabendo dos horrores de sua administração da pobre Caetés, não votou nele. Em outras palavras, sua nefasta prática política e administrativa em Caetés foi fundamental para a sua derrota em Garanhuns. Claro, a competência da classe política em se unir, para evitar sua possível vitória na cidade, foi de fundamental importância, mas o processo de desconstrução de sua candidatura partiu do mau exemplo da pequena Caetés. Bem feito. Ele colheu o que plantou. Neste sentido, minha análise estava correta. Sua derrota foi selada com a desistência de Silvino, que dividia com Izaías o voto da classe média. Como a maioria do povo da cidade é, pelo menos ideologicamente falando, de classe média, sua derrota era certa. Só faltou confirmar. 

DERROTA EM CAETÉS

Caetés foi inteiramente abandonada. Passou a servir apenas como fonte mantenedora de dinheiro para as campanhas do senhor José Luiz Sampaio. Colocaram um laranja na prefeitura, e o levaram para o Recife. Praticamente exilaram o rapaz. E foi a crescente classe média da cidade, juntamente com muitos pequenos produtores rurais descontentes com a falta de assistência e abandono dos serviços essenciais da prefeitura, como saúde,abastecimento de água e educação que garantiu a vitória de Armando.  Que soube como ninguém captar este descontentamento popular. Esta união gerou uma campanha política jamais vista na cidade. 
As oposições, competentemente se uniram em torno de Armando, o candidato de maior experiência política e preparo administrativo. E a campanha foi direcionada, através de propostas. Uma campanha respeitosa e com discurso politico. Nunca em toda a história da cidade houve uma campanha tão politizada, e ética. Mesmo com pouco dinheiro, as oposições venceram, por quase duas centenas de votos. Uma grande vitória quando constatamos que a politica da oligarquia consistia em manter mais de mil funcionários contratados, de todo o jeito, e a todo preço, estes, apertados no cabresto. Assim logo de saída o grupo então dominante tinha pelo menos cinco mil votos garantidos. Somados aos poucos livres simpatizantes, e votos comprados na semana das eleições, os pleitos vinham sendo garantidos. Daí o aperto da eleição, não por uma boa administração, mas pela manutenção de uma prática politica essencialmente coronelista, só que, com um marketing modernoso. Em outras palavras, o sucesso da oligarquia na cidade provinha essencialmente do medo destes pobres contratados de perderem o emprego, e de outras doações, como o pagamento de contas de luz,  e botijões de gás, e, dizem, até carnês de prestações, incluindo até automóveis. Um verdadeiro samba de crioulo doido na administração clientelista. As contas do município estão em pandarecos. O rombo é grande e vai dar trabalho a Armando. Mas a vitória é da democracia , dos políticos sérios, e do povo da cidade, que está de parabéns.

ARMANDO

Foi um gigante, que soube controlar racionalmente sua campanha, teve um discurso competente, apontando as falhas da administração da oligarquia, e colocando para o povo suas propostas. Estão de parabéns,  todos os pré.candidatos que abriram mão de suas pretensões, e se uniram com amor e dedicação à campanha de Armando. Grandes figuras como Neguinho, Carlos do Correio, além do gordo vice prefeito, despontam como novos e bons quadros políticos do município. Caetés está alegre. O povão idem. Que Deus proteja todos nós. E que esta malfadada oligarquia nunca mais volte ao poder  da cidade. Basta! O povo quer mesmo é respeito e cidadania. Muito bem.

Um comentário:

  1. Parabéns profº enfim caiu mais uma oligarquia, com pessoas como o Srº nos informando sobre a situação de Caetés, foi fundamental importância para que se revela-se a pessoa do político que pretendia ser apossar de nossa Cidade, parabéns ao povo de Caetés por ter aberto os olhos, não foi uma primavera árabe mas vimos varias oligarquias que estão ao nosso redor caindo, ex: Brejão, Iati, Palmeirina entre outros, vemos ainda muitas pessoas utilizando o poder executivo semelhante o pretenso candidato a nossa prefeitura, e que ainda levam o povo no cabresto e suas cidades ao atraso, espero vê em breve a vitória da liberdade e o crescimento dessas cidades..

    ResponderExcluir

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...