quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CARO PAULO CAMELO

Tenho acompanhado sua trajetória política em Garanhuns. Posso dizer que você é uma pessoa honestíssima, e seria muito bom que o povo da cidade lhe confiasse um mandato de prefeito. Pelo menos ninguém, iria roubar, ou fazer maracutaias mil. Só que, esta história de PSOL, ou no pensamento de esquerda de tradição leninista, ou mesmo trotskista, é no mínimo de um anacronismo histórico de doer. Seria como se o sujeito quisesse refundar um partido nos moldes nazistas, ou coisa que o valha. O nazismo pregava a eugenia, ou seja na supremacia de uma raça, a ariana, sobre todas as outras. O marxismo, ainda de linhagem leninista, ou mesmo trotskista, prega a fé redentora da humanidade na classe operária. Que nas época de Marx, com o capitalismo selvagem vigente, era a classe mais oprimida, digamos assim. Hoje a classe operária é a elite dos trabalhadores, e com o processo de automação levado a cabo pelo desenvolvimento da informática, tende, se não acabar, diminuir bastante. Hoje o setor de serviços é, digamos, que ocupa, a grande maioria dos trabalhadores. Por essas e outras, desde a década de cinquenta, a nata da intelectualidade européia, já não dava um derréis de mel coado para o marxismo-leninismo.
Como sabemos, foi Lênin o real fundador do estado totalitário. Trotski foi um dos grandes responsáveis pela sua implantação, pois foi o criador do exército vermelho, que operou a consolidação do sistema. Stálin deu continuidade, num momento em todas as querelas políticas eram resolvidas pelo assassinato, como no início da década de trinta, quando se seguiu a desastrada e catastrófica coletivização forçada da agricultura, ceifando  a vida de cerca de TRINTA MILHÕES DE ALMAS, de fome pela desestruturação econômica, ou pelo simples assassinato a soldo do estado. Trotski, queria antecipar a coletivização. Na guerra civil (de 1917 a 1921) matou centenas de milhares de camponeses, que eram obrigados a entregar ao estado suas produções agrícolas. Isto é história.
Já o PSOL, segundo Francisco der Oliveira, eminente intelectual esquerdista, quer repetir o PT. A história é irrepetível diria Marx, e a história do PT também, claro. O PT se formaria com a junção de intelectuais esquerdistas, com muitos trotskistas e descontentes com a política do PCB até então, setores do chamado clero progressista, e sindicalistas chamados independentes, nem tanto assim pois Lula surgira já da máfia sindical, hoje nós bem o sabemos. Hoje deu tudo em mensalão. Portanto o PSOL, se autodenominando leninista , ou mesmo trotskista, não passa de mais um anacronismo histórico. Anacronismo por anacronismo, prefiro o anarquismo, porém ainda é impossível uma sociedade sem o estado. Todos os liberais sabem disso, aliás.
Dizer que Roberto Freire Traiu a classe operária, é uma piada, e de mau gosto. Ele fez como muitos comunistas mais sérios, que depois da derrubada do muro de Berlin, de bandearam para a social-democracia, a chamada esquerda moderada, classificada de traidora pelos leninistas, sobretudo Stálin, que mataria todos os seus ex aliados. Aliás, os comunistas que dirigiam o estado, como os da ex União Soviética, se tornaram os milionários mafiosos , que junto com a antiga nomenclatura da KGB, ainda dominam o país com mão de ferro.
Creio que o ideal de socialismo ainda sobreviverá. Porém um socialismo plural e democrático. Não dá para falar em socialismo com estas múmias históricas e ideológicas. Seria preciso reinventar o ideário, não? Com todo o respeito que você merece, mas a história serve para discutir o presente, não só o passado. E pelo pouco que o conheci, prezo sinceramente sua pessoa, o respeito muito, mas sua ingenuidade ideológica chega a ser poética. Um abraço, Rafael Brasil. 

Um comentário:

  1. EM QUE PESE O PROFESSOR RAFAEL BRASIL TER NOS PRESENTEADOS COM UMA AULA DE HISTÓRIA UNIVERSAL À PARTE, DAQUELAS DA BABA DESCER, MESMO ASSIM, AINDA CONTINUO SENDO ADEPTO DO ATEU E MAL HUMORADO ESCRITOR PORTUGUÊS JOSÉ SARAMAGO QUE COSTUMAVA DIZER QUE, ANTES GOSTÁVAMOS DE DIZER QUE A DIREITA ERA ESTÚPIDA, MAS HOJE EM DIA NÃO CONHEÇO NADA MAIS ESTÚPIDO QUE A ESQUERDA...

    ResponderExcluir

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...