sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A CAMPANHA JÁ COMEÇOU


Ao anunciar pomposamente a queda no preço das contas de energia, Dilma já começou sua campanha política. A esta altura, a presidente se preocupa mais com a ambição de Lula em concorrer, do que propriamente seus fracos e desarticulados oposicionistas. Afinal, quem pode ser contra a queda das tarifas? E a presidente numa recaída meio stalinista disse que é impatriótico ser contra, porque não se pode ser contra a nação. Desde já, Dilma e o governo se consideram as encarnações vivas do que seria a nação brasileira. Até parece na ditadura militar, do "ame-o ou deixe-o". Quem for contra é contra o Brasil. Muito bonitinho. E as divergências? E o contraditório? Não pode? Mesmo sabendo-se que a conta indiretamente  é o povo que pagará mesmo. Afinal, em economia não existe almoço grátis.
Seus críticos a acusam de intervencionismo excessivo do governo, e que o mesmo implicaria na quebra de contratos, coisa que o Brasil é recorrente, e por essas e outras a credibilidade do país no exterior ainda é baixa, apesar de pelo menos duas décadas de estabilidade econômica. O setor de energia precisa de muitos ajustes. Usinas eólicas estão prontas, mas faltam cadeias de transmissão. Não  estamos usando como deveríamos energia solar, e vai por aí. No curto prazo, as ações das empresas que fizeram o acordo com o governo despencaram. Sabe-se também que se o país crescesse cerca de cinco por cento ao ano, teríamos racionamentos e apagões. Apagões já estamos tendo. Ou seja, qualquer governo necessita de críticas, e bem fundamentadas. o debate é fundamental na construção da democracia, mas essa gente stalinista de nada entende do assunto. A campanha já começou, mas muita água vai rolar por baixo das pontes deste imenso país. Dois anos em política pode parecer uma eternidade, pois como as nuvens, a politica sempre muda, tal a sua dinâmica. 
O país investe mal e pouco. O governo mente deslavadamente nas estatísticas, sobretudo com as discrepâncias entre o prometido e o realmente realizado. O governo também nunca fez quaisquer tipo de reformas, mas o povão não está nem aí para estas questões. Só que não há perspectiva de grande crescimento para os próximos anos, e o país não sai do lugar na educação, e piora na saúde onde a corrupção e a politicagem também campeiam. Ou seja, os problemas existem a são inúmeros. Ademais, as eleições brasileiras nunca foram exatamente fáceis, pois quase a metade dos eleitores nunca votaram no petismo. Como  Fernando Henrique, o PT e Lula nunca ganharam no primeiro turno. Ou seja, tudo pode acontecer, inclusive nada, ou seja. Dilma sendo reeleita, e aí teremos mais quatro anos de paralisia. Ou, o nada do nada.

PERNAMBUCO

Só terá eleições se Armando for candidato contra Eduardo, o pretenso ACM de Pernambuco. Se el governador apoiar um poste, pode perder. Desde já voto contra, pois Pernambuco precisa de outros atores, ou seja, de mais e novo oxigênio. Sem essa de novos coronéis. Abaixo o adesismo. Eduardo vai ser candidato a presidente? Não creio, só com uma verdadeira hecatombre política e econômica. Provavelmente Eduardo vai para o senado, e ser liderado por gente como Sarney, ou mesmo Renan Calheiros. É. O congresso chegou mesmo ao fundo do poço. Até quando? Já a candidatura a                                   vice presidência ficará com o PMDB. Dilma e Lula gostam muito dessa gente. Aliás, são ,irmãos siameses.
Contra Eduardo, o PT tem dois aliados miseráveis dentro do PSB. Ciro Gomes, que certa vez mandou Eduardo Campos ler mais, e o irmão Cid, governador do Ceará, novo feudo político dos irmãos Gomes. Também tem os precatórios cujo relatório do banco central é contundente na listagem de maracutaias perpetradas por Eduardo Campos, quando secretário da fazenda do avô Arraes, então governador do estado. Numa campanha presidencial nada escapa. Quem tiver rabo de palha não toque fogo no dos outros. E, como milhares de políticos tupiniquins, Eduardo tem um grande rabão de palha. Que sabe esconder até direitinho. Acho que aprendeu com Inocêncio Oliveira, que ainda deve sonhar com o senado. Já dizia o senador potiguar, Dinarte Mariz, mais ou menos assim." Se o céu existir, deve ser melhor do que o senado". Haja mordomias e corrupção, com Renan e Sarney, o senado já está também há anos literalmente no fundo do poço. 

4 comentários:

  1. Boa Rafael,dessa vez você botou quebrando, porém , fale um pouco do Pacto Federativo.
    Cadê o SOS , já estou com saudades dos seus comentários.
    Jucati-PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jão e paga pau do PSDB. Me explica porque só os estados de SP, MG e PR é contra a redução na conta de luz? E só a globo de merda, que esse bobão copia tudo o que eles falam, e você fala que é um blog de responsa. E outra Jão, quem mobilizou o publico para essa redução foi o Paulo Skaf, e em volta disso ganhou a maioria. Agora se estais se achando tão informado, vai alem e visita o BLOG do PHA o conversa afiada. Desde então veras assunto para todos os gostos, e não só o de vocês dois. Espero que mate sua saudade, e se tiver curiosidade vai no conversa afiada. Bay... OBS. Eu não torço por qualquer partido politico, mas o povo merece essa vitoria. Há outra coisa eu gostaria de saber onde ficou os estados acima prejudicados com isso, porque os demais até agora pelo o que vejo não ouve reclamação.

      Excluir
  2. Professor, retornarei a Caetés em janeiro. Foi muito bom tê-lo revisto e lamento não ter podido me despedir de tão genial amigo e ex-professor. Obrigado pelas conversas e ideias. Também pelas indicações de livros. Comprei sete deles, incluindo o Diário da Corte, do Paulo Francis. No momento, estou lendo A Queda, de Diogo Mainardi. Saudações!

    ResponderExcluir
  3. Sos essa diminuição na conta de energia é um ato de campanha, o PSDB tem todas as razões ao reclamar tal manobra eleitoeira da presidenta. Os descontos passados para nós serão compensados para às empresas pelo governo federal e meu caro Sos se à União paga algo por nós isso implica mais impostos e afinal meu querido amigo de quem é o dinheiro da União ?
    Reflita ? Dá com uma mão, tira com a outra, percebeu à jogada meu caro ?

    Os governos tucanos estão corretos, por que num momento de recessão nas hidrelétricas baixar às contas? Sos ao invés disso à presidenta devia usar o dinheiro dos nossos impostos e gastá-los com com à construção de pontos de geração de energia eólica,de biomassa, solar e outras fontes , pois do jeito que está vamos direto para um apagão nacional, meu caro Sos, o senhor não acha isso algo real?

    Nem tudo com aparência boa será digno de aceitação por parte de nós, não confie nesse governo atual meu querido, o ministro da Fazenda Guido disso uma coisa hoje e amanhã acontece outra , essas incertezas estão levando o Brasil à recessão , vamos mudar meu querido, Eduardo Campos , Marina Silva, Aécio Neves e Roberto Freire são gestores competentes e um deles deve tomar o lugar do PT, e isso deve acontecer no próximo pleito, não podemos esperar mais, a inflação está parecendo com os velhos tempos de Sarney , cuide-de Sos e perceba esses fatos , pois , precisamos de você para colocar um dos nomes citados no poder para recuperar nossa econômia, um abraço e Deus vai mostrar os caminhos para nós meu fiel amigo de blog e vamos mudar esse país,já que, está chegando a hora,
    um abraço.
    Pedro Valdiperes -Jucati-PE.

    ResponderExcluir

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...