quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O caso Yoani Sanchez. Uma vergonha nacional - BLOG LUCINHA PEIXOTO






Quase agora, depois de ter feito minhas obrigações de blogueira antenada, procurando zelar por esta atividade tão vilipendiada em Bom Conselho, eu estava escrevendo sobre um filme que assisti no último domingo, que é um primor, chamado Os Miseráveis. Entre uma teclada e outra eu fui à internet, e, no Blog do Augusto Nunes,  encontrei um texto e um vídeo, que me fez parar e pensar.

Pensando, o que os petistas deixaram de fazer, deixando a cúpula cubana fazer por eles, eu disse: vou deixar estes Miseráveis para depois, e tratar dos miseráveis de que trata o Augusto Nunes, que são os petistas que tentaram mexer coma liberdade de expressão no caso da blogueira Yoani Sanchez. E mexeu com a liberdade de expressão, mexeu comigo.

Vejam o vídeo e o texto do Augusto, e depois eu volto para tratar sobre os miseráveis cubanófilos.


“O vídeo ilustra a reportagem publicada pelo jornal italiano La Stampa que resume o primeiro dia de Yoani Sánchez no Brasil. São 4min10 exemplarmente pedagógicos. A selvageria dos patrulheiros alugados colide frontalmente com a serenidade da blogueira cubana. As cenas de primitivismo explícito protagonizadas por revolucionários de galinheiro contrasta penosamente com a silenciosa aula de dignidade ministrada pela visitante. Ouçam as palavras de ordem berradas pela turma das cavernas. Confrontem a gritaria desconexa com as observações sensatas da mulher sem medo. E reconheçam: o país que pensa tem o dever de envergonhar-se desse grotão cafajeste que Yoani foi obrigada a contemplar minutos depois do desembarque.

O que há com os democratas brasileiros que se deixam dobrar por um punhado de baderneiros sem causa nem cérebro?, estaria perguntando Nelson Rodrigues. O que esperam os políticos eleitos pela oposição para formarem escoltas que garantam a Yoani, fisicamente, o direito à palavra? Baianos e pernambucanos perderam uma boa chance de deixar claro que o Brasil não é Cuba. Nem será, precisa saber a visitante antes de seguir viagem. Nesta quarta-feira, ela conhecerá a maior metrópole do país. Cumpre aos brasileiros de São Paulo mostrar-lhe que, apesar do PT, do PCdoB e de outras velharias ideológicas, a democracia continua em vigor. E não será revogada.”

O jornalista foi ao ponto. A jovem blogueira se mostrou tranquila ao ponto de me emocionar, mesmo se não dissesse uma só palavra. Mas, ele disse, e mesmo que meu espanhol seja pior do que meu inglês, deu para entender perfeitamente o que é a o regime político de opressão em que vivem os cubanos.

Antes de morrer ou para não morrer o Fidel tenta mudar seu regime para que todo um povo lutador não morra de fome. Fome física mesmo, biológica e não só a fome de liberdade que parecia morta, mas, teima em renascer em pessoas como a Yoani, e que morreu mais um pouco no Brasil, onde aconteceu o vexame mostrado no vídeo acima. Estou envergonhada como brasileira e como gente pelo comportamento dos brucutus que atuaram nele.

Depois escrevo sobre Os Miseráveis do Victor Hugo, pois hoje já vimos miseráveis demais.

Um comentário:

  1. Não entendi a ligação com o PT se o deputado Eduardo Suplicy, uma das lideranças do PT estava ali defendendo com todas as forças a blogueira.
    Apesar de não ser muito a favor do regime capitalista selvagem em que vivemos, muito menos ainda sou a favor de ditadura do proletariado ou qualquer tipo de regime unilateral. Gostaria de enfatizar que o mesmo argumento vociferado pelos que protestavam contra Yoani vem carregado nas palavras deste blog, só que as avessas. A falta de informações e as vezes nossas vontades de criticar e nos afirmar perante nossos argumentos nos perdem e cegam nossa lógica.
    Por mais que pareça absurdo este movimento de protesto e as vezes é mesmo, pessoas que tem a mente suscetível a autarquia, uma coisa deve ser dita, tal como a blogueira mesmo repetiu várias vezes: "isso é uma aula de democracia." CLARO QUE É. As pessoas tem o direito de se manifestar, independente de suas opiniões. Se a polícia fizessem os manifestantes se calarem na força, qual seria a nossa diferença com o regime cubano?
    Entretanto, devo alertar a um assunto mais delicado. O direito de expressar-se é um direito de todos, mas expressar-se acusando alguém ou algo de alguma coisa parece um pouco mais sério.
    Se eu simplesmente espalhasse pela internet que tais protestos foram uma jogada estratégica da oposição do PT (ou seja, o PSDB) para voltar os que defendem a liberdade de expressão contra o PT, alguém acreditaria em mim? e se as pessoas acreditassem de fato? isso é uma opinião ou uma acusação?
    Eu realmente não sei quem são os manifestantes (minha opinião é que ou são integrantes do PSTU ou de uma organização de jovens socialistas q tenho me deparado por ai) mas seria bom compreender e enxergar com olhos menos emotivos e mais racionais. Compreender o que realmente defendemos já é um bom começo.

    ResponderExcluir

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...