terça-feira, 28 de maio de 2013

CAETÉS: ARMANDO TRABALHA


Enquanto algumas pessoas apostam no fracasso do governo Armando, e isso é natural, pois trata-se geralmente de pessoas com  interesses dos mais diversos, largamente contrariados, e geralmente da oposição, esta muito saudável em se tratando de uma verdadeira democracia. Democracia é o dissenso, o direito das minorias essencial num regime de liberdade. São minorias que podem se tornar maioria, e numa democracia é fundamental o contraditório. Quem pensa em termos de pensamento único, não passa de um autocrata, seja de direita ou de esquerda, se é que tal classificação caiba no mundo da chamada pós modernidade.
Armando ainda está arrumando a casa, mas está trazendo desde já inúmeros benefícios para a população do nosso pobre município. 
A merenda escolar hoje é farta, tem todos os dias, e o transporte escolar agora é feito de ônibus, muitos adquiridos com o governo federal, e outros contratados a particulares. Antes os paus de arara, muitos sem condição alguma de transportar, mesmo animais, serviam às nossas pobres crianças. O negócio era o seguinte: Cada caminhão contratado significava o voto das famílias dos proprietários do mesmo. O foco não era o principal usuário, o aluno, mas os proprietários dos caminhões, mais uma fonte de voto de cabresto. As crianças sofriam com a poeira do verão e as chuvas do inverno, sobretudo o nosso, um dos mais frios do estado. Porém, com esta malfadada "lógica" meramente eleitoreira, as crianças que se danassem! Para que comida e transporte decente? Logo numa das regiões com o mais baixo índice de qualidade de vida do estado, ou seja, de pobreza quase endêmica, surrupiavam a merenda das crianças, e as obrigavam a andar como animais em caminhões, muitos, pura sucata ambulante.
A saúde setor antes abandonado, hoje tem médicos, dentistas e o atendimento é dos melhores, com pessoas educadas e preparadas, sem politização, o que é mais importante. Muitas pessoas que não votavam no grupo dominante eram discriminadas, até no fornecimento de transportes de emergência  como ambulâncias. Ontem foi inaugurada uma unidade do SAMU, em convênio com os governos federal  e estadual.
A educação estava sucateada, como ademais quase todos os setores da prefeitura. Foram contratados novos professores, pois muitos não tinham qualificação, e reequipadas as escolas, processo que ainda continua dada a extensão das mesmas, além da merenda, que , como vimos, agora é farta e diversificada. Além é claro, da distribuição de kits de materiais escolares. Porém o melhor está por vir. Armando vai construir um novo colégio municipal. O prédio do atual, o Monsenhor Callou virou um verdadeiro monstrengo, devido aos "puxadinhos" de todos os tipos. A quadra está comprometida. É preciso um colégio novo, bem equipado, com áreas destinadas aos esportes, lazer e recreação para a garotada. E isto vai ser feito concomitantemente com as devidas melhorias nas escolas da zona rural. 
Também foi adquirida uma frota de tratores e retroescavadeiras para  incrementar os recursos hídricos do povo sofrido da nossa extensa zona rural. Vai ser trabalho permanente, melhorando significativamente a qualidade de vida de todos os homens do campo do nosso município. 
Resta falar nas festas. O São João vai ser revitalizado, e sobretudo o Natal. Lembro que, quando pequeno a festa de Natal era cheia de gente. Todo mundo de roupa nova, e um dinheirinho, mesmo minguado, para gastar. Nos últimos vinte anos, um deserto só. Nem uma iluminação decente. Coisa de quem despreza o povo e a cidade.
Em resumo, Armando vai fazer. Sobretudo porque ama o município, que reside desde o seu nascimento, e tem uma mentalidade moderna, pensando realmente no social, não apenas no eleitoral. É bom lembrar aos oposicionistas que o governo apenas está começando, e vai fazer ainda muito mais. Ademais, é como sempre afirmo: As oposições precisam focar o futuro. O passado é apenas um pesadelo que o povo do município passou. Felizmente.  

MENTIRAS


O senhor ex prefeito, agora ficha suja, José Luiz Sampaio disse que quando assumiu a prefeitura, encontrou a mesma sucateada e o município "distrito"de Capoeiras. E que foi ele que proporcionou o crescimento do município, sobretudo da saúde. Mentira. Na saúde ele encontrou o hospital, construído na época pelo então governador Joaquim Francisco, quando Severino Gerino era prefeito. E por falar em Severino Gerino, o mesmo deixou a prefeitura com  TODAS as contas pagas, e a frota de automóveis novinha em folha.

Já o crescimento da cidade acompanhou o crescimento de TODAS as cidades médias e pequenas do Nordeste e do Brasil, é só olhar o censo. No Nordeste, a urbanização se deu principalmente depois da adoção e ampliação dos programas sociais do governo, e também do crescimento da violência na zona rural. O comércio de Caetés, bem assim como o das pequenas cidades provém em sua maioria destes benefícios. Antes era só da prefeitura, com os parcos recursos do FPM, que depois da constituinte de 88 aumentou cem por cento. Também na ápoca não tinha dinheiro, nem do SUS nem tampouco do FUNDB. 
Na época de Severino, inúmeros capoeirenses realmente sentiam inveja de Caetés, pela beleza da nossa cidade, com nossa praças, e o histórico clube municipal com sua piscina olímpica criminosamente demolido. A cidade era bem menor, mas contava com um  razoável abastecimento de água, e um centro cirúrgico, construído por Rafael Brasil, com as parcas economias da prefeitura. Sem essa de querer renegar o passado. Querer renegar o passado dos ex prefeitos é coisa de reacionário, e eivada de mesquinharia. Todos os ex prefeitos tiveram sua participação no crescimento do município. Uns mais outros menos, mas todos tiveram. Rafael Brasil , Hermínio Sampaio, Manoel Fazendinha, Severino Gerino, todos foram saudosos prefeitos do nosso município. Todos homens de bem, que guardadas suas características administrativas e pessoais, trabalharam, em sua grande maioria com as condições das mais adversas pelo nosso povo. Ou estarei mentindo?  É preciso mais respeito pela memória do município. Não se faz política tentando apagar o passado. Isto é coisa de stalinista reacionário. Bem mas essas pessoas nem sabem quem foi Stálin, embora tenham uma prática semelhante. A prática dos déspotas, e nem sempre tão esclarecidos. Antes pelo contrário.

Um comentário:

  1. Concordo com o PROF. Porque o mesmo tb já fez algo de bom para cidade, e muito um deles foi ter tb contas rejeitadas na câmara em 2009. Pergunto porque você e o Roberto Almeida escondem isso do povo. Ou vocês acham que os patrimônios de Zé e Armando, provem de seus salários? PROF. Seja quem for, para defender certos cidadãos tem limites, e sabemos que o povo tb estão de olho no geral. Que seja feita uma bela administração, mas pelo o caminho justo. Porque de promessas o povo ja estão cansados e enganados...

    Obs: Pra mim tanto faz A ou B o que nos preocupa é a cidade e os menos favorecidos e vc tb sabe disso. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...