quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Fatos, fofocas e deduções - TOSTÃO

FOLHA DE SP - 27/11
Neste mundo com excesso de informações, as fofocas são, com frequência, transformadas em fatos


É óbvio que existem falcatruas em todo o mundo. No Brasil, parecem aumentar. Ninguém é bocó, idiota, para achar que não ocorrem no futebol. Mas, nesse caso, acreditar e divulgar, com tanta ênfase, a absurda suspeita de marmelada no jogo entre Vasco e Cruzeiro, baseada em um diálogo irônico, provocativo e frequente nessas situações, é uma irresponsabilidade e uma ofensa a profissionais corretos, como Júlio Baptista, Dedé e o técnico Marcelo.

O zagueiro Cris disse para Júlio Baptista amaciar, e ele respondeu, com a cara brava, para o Vasco fazer mais gols.

Neste mundo com excesso de informações, as fofocas, mesmo quando ridículas e desmentidas, são, com frequência, transformadas em fatos. Se você quiser ter uma boa audiência, crie uma fofoca. Já se tiver uma boa ideia, uma dedução para ser discutida, baseada em indícios consistentes, poucos vão te dar bola, ainda mais se você não participar de um grupo.

Deduzir e imaginar são muito diferentes de fofocar. Deduzo que Felipão, antes de sair do Palmeiras, ja tinha conversado com a CBF, baseado no fato de ele ser assessor do Ministério dos Esportes. Não sei o que ele fazia. Escrevi, na época, uma crônica fictícia, em que Mano dizia ao psicanalista do medo de perder o lugar para Felipão. A ficção estava próxima da realidade.

Imagino ainda que houve um plano, elaborado em importantes gabinetes, de que era preciso criar um ambiente de otimismo, de paixão do torcedor pela seleção, e que ninguém era melhor para isso que Felipão. Deu mais certo do que se previa, pois o time também melhorou muito.

Quando Seedorf fala, não é necessário deduzir. Ele é claro, direto. Com franqueza e aversão ao oba-oba, ele disse, no programa "Bem, Amigos!", do SporTV, que Ganso não pode ser analisado por belíssimos lances isolados, que ele não faria o mesmo na Itália, por ter de enfrentar melhores defesas, e que ele só será um craque quando jogar com mais intensidade.

Seedorf falou ainda, contrariando os que queriam agradá-lo, que a Holanda não está entre os principais candidatos ao título mundial, e que a Alemanha é a maior favorita, para surpresa dos que pensavam que ele iria fazer média com o Brasil.

Não concordo com tudo o que Seedorf disse, pois vejo Brasil, Alemanha, Espanha e Argentina com chances iguais, porém passei a admirá-lo ainda mais.

Por fim, deduzo que o Flamengo, por jogar no Maracanã, e a Ponte Preta, por ter vencido o primeiro jogo por 3 a 1, têm mais chances de serem vitoriosos, mas não ficarei surpreso se ocorrer o contrário. Além das qualidades do Atlético-PR, outro perigo para o Flamengo, por ter a vantagem do 0 a 0, é não procurar o gol, levar um e perder o jogo, como aconteceu com o Cruzeiro, contra o próprio Flamengo, na Copa do Brasil.


O mínimo alemão - GILLES LAPOUGE

O Estado de S.Paulo - 27/11

Em 22 de setembro, os alemães elegeram seus deputados. A União Democrata-Cristã (CDU), partido da chanceler Angela Merkel, foi a grande vencedora. Por pouco não conseguiu a maioria absoluta no Parlamento. Para Merkel continuar na chefia do governo alemão, ela deve agora compor uma aliança com uma outra força política.

O aliado da chanceler será o Partido Social-Democrata. Desde 23 de outubro, a CDU e a agremiação irmã da Baviera, a União Social Cristã (CSU), vinham negociando com os social-democratas - um diálogo que foi conduzido eficazmente. Hoje, a grande coalizão está perto da conclusão. O Bundestag, o Parlamento alemão, poderá se reunir no dia 17, quando autorizará Merkel a formar seu terceiro governo.

As negociações foram difíceis. Os socialistas, mesmo derrotados nas eleições legislativas, poderiam bloquear todo o processo e, se necessário, impor novas eleições. Eis porque a todo- poderosa Merkel precisou "colocar água no seu vinho". E aceitou incluir em seu programa medidas às quais é visceralmente contrária - como, por exemplo, a criação de um salário mínimo para os cidadãos alemães.

Na França, as pessoas ficaram espantadas: "Como? Os alemães não têm salário mínimo?" E tiveram a visão contrária do milagre alemão, desse país que provoca admiração e inveja do mundo inteiro e deve registrar este ano um superávit comercial de 200 bilhões.

A contrapartida da formidável saúde alemã são justamente os baixos salários da população economicamente ativa. Claro que quase todos os alemães têm trabalho (ao contrário dos franceses, com uma taxa de desemprego muito elevada), mas é comum que o salário recebido seja insuficiente para viver: muitos alemães, 1,4 milhão deles, ganham menos de 5 por hora. Trabalhadores mais favorecidos, 40 milhões de pessoas, ganham menos de 8,4o por hora. Na França, o salário mínimo é de 9,20 por hora.

A França não sai gloriosa na comparação, porque os altos salários pagos aos seus operários explicam a debilidade da sua indústria e suas exportações. A ironia é que os brilhantes resultados da economia alemã só se tornaram possíveis em razão de medidas severas, adotadas dez anos atrás, em 2003, pelo então chanceler social-democrata, Gerhard Schroeder.

Schroeder entendeu que, para tirar a Alemanha do seu desalento, era preciso impor um tratamento drástico: aumentar a flexibilidade do trabalho e o lucro das empresas.

O então chanceler raciocinou corretamente e agiu com coragem. E foi graças àquelas medidas difíceis que seu país conseguiu, mais tarde, sob o comando então da direita, com Merkel, atravessar os vendavais que se abatem sobre a Europa desde 2008 e 2009.

Os países que não quiseram reduzir seu conforto, como a França, sucumbiram e enfrentam uma situação muito difícil.

Novos tempos. Agora, Merkel muda de estratégia. Isso por razões eleitorais, sob pressão dos social-democratas, mas não é só.

Toda a Europa há meses acusa a Alemanha de egoísmo, de armazenar tesouros nos seus cofres sem se preocupar com os efeitos da sua saúde para as populações enfermas.

Ministros de países vizinhos da Alemanha - incluindo o ministro das Finanças da França, Pierre Moscovici - insistiam para que a Alemanha enfim adotasse o princípio do salário mínimo.

Claro que Merkel poderia ignorar os apelos e conservar sua atitude rígida. Mas, então, os social-democratas rejeitariam uma coalizão de governo com a CDU. A formação de uma base governista sustentável seria impossível. E, na eventualidade de novas eleições, elas se traduziriam, provavelmente, num avanço do partido antieuropeu, o AFD, o que Merkel não deseja por nada neste mundo. / TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...