quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Cinco notas de Carlos Brickmann

Cinco notas de Carlos Brickmann

CARLOS BRICKMANN
Publicado na coluna de Carlos Brickmann
Sonháticos e pesadeláticos
É delírio. Mas neste país o delírio impera. E nem se falou na delirante sorte que, embora aleatória, mostra surpreendente preferência por quem dela precisa para explicar aumentos patrimoniais.
Há carreiras que são uma loteria premiada.

MJST – os juízes sem teto
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, determinou que juízes federais que morem em cidades sem residência oficial disponível recebam auxílio-moradia. Digamos que o caro leitor seja transferido por seu empregador para outra cidade. Receberá auxílio para instalar-se, se a empresa for generosa, e depois pagará suas despesas.
Mas juiz é diferente. O Brasil tem hoje 1.471 juízes federais e 131 desembargadores federais, segundo o Anuário da Justiça Federal 2014.
Flagrantes da vida real
Todos os limites foram ultrapassados: assaltaram o cardeal-arcebispo do Rio, d. Orani Tempesta, perto de sua casa. E não foi por desconhecimento: d. Orani estava com as vestes de cardeal. Com ele, foram assaltados o fotógrafo oficial da Arquidiocese, um seminarista e o motorista. Os três bandidos que assaltaram o carro reconheceram o cardeal; um deles pediu desculpas, mas continuou a ameaçá-lo com a arma. Roubaram o cordão, o crucifixo, a caneta, o celular, uma réplica do anel que d. Orani recebeu do papa Francisco, a batina do seminarista, o paletó e a mochila do motorista e a câmera. Agora, as coisas estranhas:
1 - Logo depois do assalto, os objetos roubados (exceto a câmera) foram recuperados. Aquilo que raramente acontece quando um cidadão comum é assaltado aconteceu, por coincidência quando o roubo atingiu uma personalidade.
2 - Destaque-se a eficiência da Polícia, que conseguiu encontrar, recuperar – e devolver! – os objetos roubados, numa cidade do tamanho do Rio, mesmo sem ter conseguido prender os assaltantes. Louve-se seu belo trabalho de busca.
E só se descobrirá por que os bandidos insistiram no assalto, para em seguida abandonar os objetos roubados, caso sejam presos. Mas ainda não o foram.
Punhal amigo
Já há algum tempo se suspeita de que o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, PDT, não é especialmente ativo no apoio à candidata de sua coligação, a ex-ministra Gleisi Hoffmann, PT. Fruet, que deixou o PSDB por divergências com o governador Beto Richa, tem tradição antipetista. Mas Gleisi sempre garantiu que Fruet está empenhadíssimo na campanha.
Agora já é possível medir o grau de comprometimento de Fruet com a candidatura de Gleisi: pôs dinheiro de seu bolso na campanha. Fruet doou para Gleisi, em dinheiro, a quantia de R$ 38,00 (trinta e oito reais). Agora, vai! Com a entrada do generoso doador, a campanha sobe de patamar e Gleisi, em terceiro lugar nas pesquisas, apanhando feio do governador Beto Richa (que pode ganhar no primeiro turno) e do ex-governador Roberto Requião, PMDB, talvez consiga ainda subir alguns pontinhos.
Inimigos íntimos
O PT de Curitiba rompeu com Fruet há meses, por causa de cargos. E a fidelidade aos aliados não é o ponto forte desta campanha, em lugar nenhum do Brasil. No Rio Grande do Sul, o peemedebista Pedro Simon e a pepista Ana Amélia apoiam Marina, enquanto o PMDB e o PP estão com Dilma. Em São Paulo, o governador Alckmin e seu candidato ao Senado, Serra, esforçam-se para demonstrar seu apoio a Aécio – dizem até que, outro dia, Alckmin nem cochilou durante o programa eleitoral de seu aliado. No Rio, Dilma largou o petista Lindinho e seu ex-ministro Marcelo Crivella, do PRB, e apoia o peemedebista Pezão, que disputa com o ex-petista Garotinho o primeiro lugar nas pesquisas.

Um comentário:

  1. Desculpe-me mais um vez, professor se venho publicar aqui os comentários que faço no Blog do Roberto Almeida. O motivo é nobre: Desviar da censura. O comentário a seguir foi colocado onde o blogueiro patriota escreve a biografia do Fernando Coelho e João Paulo, apelando para suas dissimilaridades de renda:

    "João Paulo Lima e Silva nasceu numa área pobre de Olinda, na Região Metropolitana. Seu pai era cobrador de ônibus e ele teve infância pobre." Assim começa o blogueiro a biografia de João Paulo. Que ele era pobre. Este foi o principal trunfo de Lula durante anos. Até que apareceu a Marina como o mesmo trunfo e vai tirá-lo do poder com ele.
    Se o individuo é competente ou não, isto não é importante. O que é importante é que ele já foi pobre. Por este raciocínio não se votaria nem em Fernando Coelho nem em Armando Monteiro. E parece que isto é o que vai acontecer. Talvez o Fernando tenha mais chance porque o João Paulo foi um dos piores prefeitos que o Recife já teve. Menos, caro Blogueiro.

    ResponderExcluir

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...