sexta-feira, 24 de abril de 2015

"Dívida da Petrobras subirá no curto prazo", por Miriam Leitão O Globo com CBN


A luta para reduzir a dívida da Petrobras é o grande desafio do presidente Aldemir Bendine. Foi o que ele próprio me disse em entrevista, na quinta-feira. Apesar do esforço para controlar o endividamento, ele subirá no curto prazo. O foco da empresa, que investirá menos que o previsto, será na exploração e produção de petróleo, e nem tanto o refino.
Em 2014, a dívida bruta e a líquida subiram cerca de 30%, para 4,7 anos de geração de caixa. Nesse ano, subirá para 5; o tolerável seria a metade.
Mais de 70% da dívida da Petrobras está em dólar. Como a moeda americana subiu desde o final de 2014, o endividamento também aumentou. Além disso, a empresa pegou mais empréstimos nesse começo de ano, junto a China, a bancos brasileiros e um britânico. A ideia é terminar 2015 com o caixa em US$ 20 bi, após fazer investimentos de US$ 25 bi.
Não há milagres, disse Bendine sobre a dívida da Petrobras, que subirá nesse começo de ano e depois se estabilizará. A companhia é a petrolífera mais endividada do mundo.
A venda de ativos será melhor detalhada no plano de negócios que a Petrobras deve apresentar em um mês. Outra forma estudada pela companhia para gerar caixa é criar valor em ativos. Um exemplo é a malha de gasodutos. Empresas de telefonia podem se interessar em instalar cabos de fibra ótica nesses caminhos.
Bendine foi presidente do Banco do Brasil e sua experiência no setor financeiro vai ajudar a “monetizar” ativos. No BB, juntou os produtos de seguros do banco numa empresa, a BB Seguridade, abriu o capital dela e conseguiu gerar dinheiro para o banco e impostos para o governo.
A Petrobras é uma joia, defendeu. E ele espera que a publicação do balanço renove os votos de confiança do mercado na empresa. Bendine acredita na recuperação da companhia, que tem uma grande reserva de petróleo e vai focar na produção e exploração dela, mais rentável que o refino. Na visão do presidente, o pré-sal brasileiro continua muito rentável, mesmo com a subida do dólar.
Ouça aqui o comentário feito na CBN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...