quinta-feira, 21 de maio de 2015

Miriam Leitão: Inflação ataca e renda do trabalhador cai 2,9% em abril

O Globo

Não está fácil para o trabalhador. A Pesquisa Mensal do Emprego de abril mostra que mais gente perdeu o emprego, e os que continuam empregados sofreram diminuição da renda. A taxa de desemprego subiu para 6,4% e o rendimento real caiu 2,9%, na comparação com o mesmo mês de 2014, a quarta queda seguida.  
É o que acontece quando o ambiente está recessivo e com inflação alta. A renda real média (habitual) do trabalhador ficou em R$ 2.138,50, nas seis maiores regiões metropolitanas, queda de 0,5% em relação a março. Há um ano, o rendimento estava em R$ 2.202.
— A recessão é forte e eleva a taxa de desemprego. Mas ainda há no cenário a inflação alta, o que diminui a renda real do trabalhador. O IPCA subiu quase dois pontos nesse começo de ano, para além de 8%. Foi rápido demais e os salários não acompanharam —, conta José Marcio Camargo, economista da gestora Opus e professor da PUC-Rio.
Apenas uma das quatro categorias de trabalhadores teve aumento real em abril: militares e funcionários públicos, com alta de 0,4% na comparação mensal e anual. Perderam rendimento real no mês os empregados com carteira assinada, os contratados sem ela e os trabalhadores por conta própria.
Abaixo, o gráfico com a evolução da renda real, que em 2015 caiu em todos os meses: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...