sábado, 18 de março de 2017

O estado matou a liberdade dos açougues em prol dos empresários corporativistas - Fernando de Castro

O estado matou a liberdade dos açougues em prol dos empresários corporativistas

Há dez anos havia uma predominância muito maior de açougues de bairro. Eram comércios na maioria das vezes confiáveis e a procedência das carnes normalmente não era tão duvidosa quanto a vendida no supermercado.
Geralmente os donos desses açougues eram pais de família que manipulavam a carne com certo rigor, contratavam gente da vizinhança pra dar aquela força no comércio, faziam o bom e velho fiado pra quem não podia pagar na hora, enfim, era um tempo onde havia maior proximidade entre os produtos de consumo e o consumidor.
Mas eis que apareceu o governo e suas “bondades”. E aí o açougueiro foi para o abismo com uma série de taxações, regulações, decretos, portarias, leis inúteis, legislações pesadas e tudo o mais necessário para acabar com um negócio promissor e confiável sob a desculpa de proteger os clientes daquele “malvadão” que – absurdo! – quer trabalhar e lucrar com o comércio de carnes.
E são tantas regras “protecionistas” que, sabendo da impossibilidade dos donos em cumpri-las de forma plena, os fiscais do governo se aproveitam da situação para caçar “irregularidades” como “a cor da parede”, pedindo aquele salário mínimo para assinar o alvará de funcionamento.
Enquanto isso, o estado isentou as grandes empresas de impostos e multas sempre que possível, bem como das regras sanitárias que o açougueiro da esquina tem que cumprir. Enquanto o dono do açougue do bairro era impedido de obter uma mísera linha de crédito para investir em seu negócio, o governo fornecia uma gorda verba para as grandes empresas por meio do BNDES.
E veio o período maquiavélico de “aos amigos os favores, aos inimigos a lei”, onde não há nada que impeça as grandes empresas. As dívidas caíam de 1 bilhão para 320 milhões, a “fiscalização” sanitária se tornou aliada e o Ministério da Agricultura passou a conceder seus selos livremente para os amigos do governo. Claro que isso teve um custo, pago com aquela verba pra campanha eleitoral para “resolver” tudo.
E o resultado não poderia ser diferente: consumimos carne podre, algumas delas até com papelão dentro. Contaminamos nossos pais, irmãos, filhos, parentes, amigos… nos baseando na confiança em um selo estatal e no sorriso técnico do Tony Ramos afirmando que “carne confiável tem nome!”.
O corporativismo, ou seja, a aliança entre estado e grandes empresários, nos trouxe resultados deploráveis. Mas o malvado continua sendo o seu José da esquina, aquele que queria vender suas carnes e terminou fechando por excesso de burocracia estatal. Enquanto isso, os corporativistas da JBS, BRF e companhia cairão no esquecimento em breve.
O corporativismo brasileiro é um desastre sem fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESTADO POLICIAL AVANÇA - RAFAEL BRASIL

O estado policial do consórcio PT STF avança contra a oposição. Desde a semana passada, dois deputados federais tiveram "visitas" ...